A FAMÍLIA

"É preciso fazer realmente todo o esforço possível, para que a família seja reconhecida como sociedade primordial e, em certo sentido, soberana. A sua soberania é indispensável para o bem da sociedade. Uma nação verdadeiramente soberana e espiritualmente forte é sempre composta por famílias fortes, cientes da sua vocação e da sua missão na história. A família está no centro de todos estes problemas e tarefas: relegá-la para um papel subalterno e secundário, excluindo-a da posição que lhe compete na sociedade, significa causar um grave dano ao autêntico crescimento do corpo social inteiro". (João Paulo II em “Carta às Famílias” / 2 de fevereiro de 1994)

25 junho 2014

Optar ou não optar?


A CAPITULAÇÃO DO JOCA



– Oi, rapaz! Que prazer encontrá-lo. Como vão as coisas?

– Vão indo. Tudo bem. E você, como tem passado?

– Sabe como é. Trabalhando sempre. E o seu blog, como vai?

– Assim… assim…

– Você não me parece muito animado. Algum problema?

– É. Realmente o blog não tá dando muito certo. Eu tentei, mas o pessoal não tá nem aí, pra ele. To pensando em jogar a toalha.

– A coisa não me parece tão desoladora assim. Andei olhando ele e achei bem bonzinho.

– Ah, dúvida cruel! É o velho dilema. Não foi o Shakespeare que disse “não sei se caso ou compro uma bicicleta”? Ou terá sido o Freud? A conotação me parece bem freudiana.

– Agora você deu prá fazer brincadeirinha, é? De repente virou piadista! Um sujeito tão sério, culto, compenetrado, sempre envolvido com coisas transcendentais…  

– É verdade. Mas acho que aí é que reside o problema. Dá uma olhada nesta crônica que escrevi recentemente. Eu ia publicar ontem, mas estou indeciso. Não sei se vão entender.

– Dá cá. Deixa eu ver.

– ???… E então?

– Se eu fosse você não escreveria isto. Aliás, escrever você já escreveu. Agora não adianta mais. Quero dizer que não publicaria.

– Você acha? Por que?

– Porque ninguém vai ler. O texto é excelente. O tema é de uma profundidade que me lembra os “Sermões” do Vieirinha. A construção das frases é irretocável. O seu estilo é de dar inveja ao Fernandinho, ao Bill e até mesmo ao Camões, mas está muito extenso e ninguém lê mais do que cinco linhas. Quando lê!…

– Mas… se eu resumir ela vai ficar incompreensível. Não consigo dizer nem a metade do que eu queria.

– Pois é, meu velho. Lamento, mas você pediu a minha opinião. Estou sendo sincero. Mas sinto ter que repetir: ninguém vai ler.

– Então você está convicto de que a minha carreira de escritor não tem nenhuma perspectiva de futuro, não é assim?

– Sim, tenho certeza. Na época em que vivemos, as pessoas lêem no máximo as manchetes do “Diário dos Pampas” e, mesmo assim, só as que trazem notícias da “Copa” e a crônica policial. Ah!… e o caderno da TV prá saber quem é o atual namorido da atriz principal “daquela novela” e quanto ela vai ganhar pra posar para a Play Boy.

– Portanto, você acha que não vale a pena publicar nem este nosso diálogo, não é isto? Ele já está com o dobro do tamanho que alguém se interessaria de ler.

– Pois é o que lhe digo. De qualquer modo, posso dar-lhe um conselho – ou melhor, uma sugestão?

– Sim, fique à vontade. Afinal, somos amigos e temos toda a liberdade pra isto.

– Arranje outro “hobby”. Esqueça o blog e pare de escrever. Ou vice-versa. Há tantas coisas interessantes prá se fazer. Mas antes, pra ir se acostumando, invente algo parecido. Dentro da área, pra começar. Você tem talento e vai se dar bem, tenho certeza.

– Mas… o que, por exemplo?

– Que tal uma coluna semanal nos jornais de grande circulação? Uma seção de horóscopo - quem sabe? - vai ter bastantes leitores. Ou de gastronomia – “O Anonimous Gourmant”, só pra fazer concorrência com o "outro“. É só pra mudança não ser tão brusca.

– ???

– Vejamos… hum!!!… “O Joca responde”! Ou “A Coluna do Joca”.  Isto!… O que acha? Na verdade você nem precisa mais ter o trabalho de escrever. Contrata alguém. Uma assessoria. Eles escrevem, pesquisam, colam e copiam, colocam o teu nome e faz de conta que a matéria é tua. De qualquer modo, dependendo do tema, ninguém vai ler, mesmo. Aí te sobra tempo prá outras atividades. Prá viajar, por exemplo. Pelo Caribe. Pela Pérsia. Pela Foz do Iguaçu, Bolívia, Venezuela… Vai conhecer o mundo, rever os velhos amigos… tomar umas que outras...

– Isto não vai dar certo!...  Não é do meu jeito.

– Então leia, apenas. Você gosta tanto. Só procure não se estressar demais. Evite romances, novelas, épicos, ficção, história, ensaios, economia e coisas do gênero. Eles são muito longos, cheios de mistérios, de enredos complicados, de passaegens que exigem pesquisa, reflexão, você sabe, né? Enchem o saco. São mais exaustivos do que exercício em esteira. (... Acho que alguém já disse isto alguma vez, só não lembro quem!...).

– Puxa, rapaz! Você teve uma idéia brilhante! Que argumentação! Me convenceu e vou seguir seu conselho. Quer dizer, a sua sugestão. Este negócio de escrever já estava ficando meio chato, mesmo. Obrigado, amigo! Obrigado, do fundo do coração! Você é mais que um amigo; é um irmão. É o meu guia, o meu guru, o meu anjo da guarda. O meu flanelinha particular. Minha gratidão será eterna como um epitáfio. 

– Você está brincando? Assim, de súbito, toma uma decisão tão séria?

– Claro. Você me abriu os olhos. A partir de hoje passo a ser um simples leitor. Vou começar a ler tudo o que puder. Desde que não tenha mais do que quatro ou cinco linhas. Afinal ninguém é de ferro.

……… 

E a partir daquele dia o Joca nunca mais voltou a escrever. 

                                                                        Vando 

                                                                          * * * 

P. S. - Esta historinha não é original nem inédita. Publiquei-a, primeiramente, em meu saudoso blog “Rabiscos e Garatujas”, alguns anos atrás. A que agora publico sofreu algumas alterações – poucas – que, no fundo, em nada modificaram o tema. “Atualizei-a” – digamos assim. Às vezes tenho vontade de ressuscitar o Joca, personagem que criei inspirado em alguém a quem muito prezo. A idéia não se dissipou de todo. Assim, a qualquer momento ele – o Joca – pode reaparecer. Espero.

* * * 

CRÉDITO ILUSTRAÇÃO:

Nenhum comentário: