A FAMÍLIA

"É preciso fazer realmente todo o esforço possível, para que a família seja reconhecida como sociedade primordial e, em certo sentido, soberana. A sua soberania é indispensável para o bem da sociedade. Uma nação verdadeiramente soberana e espiritualmente forte é sempre composta por famílias fortes, cientes da sua vocação e da sua missão na história. A família está no centro de todos estes problemas e tarefas: relegá-la para um papel subalterno e secundário, excluindo-a da posição que lhe compete na sociedade, significa causar um grave dano ao autêntico crescimento do corpo social inteiro". (João Paulo II em “Carta às Famílias” / 2 de fevereiro de 1994)

30 novembro 2012

Chegamos!...



OLHA O DEZEMBRO AÍ, GENTE!
Pois é. Mesmo depois de muito suor e alguns tropeços conseguimos chegar a dezembro.
Mas se pensarmos bem, não há muito para nos queixar. Como vem acontecendo desde os séculos passados, houve de tudo neste período que está prestes a se consumir. É claro que tivemos algumas decepções. Sofremos perdas – irreparáveis, algumas, outras nem tanto – e um ou outro prejuízo que, afinal, nem foram tão graves assim. Vez por outra ficamos apreensivos diante da expectativa de fracassos e desastres que, a bem da verdade, nunca aconteceram. Veja-se, por exemplo, o fim do mundo, incialmente marcado para 21 de maio: melou! Agora já transferiram para 21 de dezembro. Pelo que se pressupõe, no dia 22 estaremos de novo dando risadas e aguardando a remarcação da próxima data. Mas, ao que tudo indica, antes do Carnaval, nada feito! Depois do Carnaval, tudo é lucro.
Quanto a mim, não consegui, ainda, acertar aquelas seis dezenas da Mega Sena que venho perseguindo há anos e nas quais tenho “investido” em quase todos os sorteios, o que me propiciaria a tão almejada temporada – por tempo indefinido – nas ilhas gregas. Em compensação, fui aquinhoado com um aumento substancial nos meus “proventos”: mais ou menos 28 por cento, a serem incluídos no meu contra-cheque  em três longas e suaves prestações de aproximadamente 9 por cento cada uma: a primeira em março de 2013, a segunda em março de 2014 e a terceira em março de 2015! Então, não é pra ser feliz?
Como não me proponho a falar sobre mim mesmo – vocês já sabem tudo acerca e em torno de – retomo o tema do parágrafo inicial. Chegamos a dezembro! Finalmente. E para este mês temos a agenda recheada de atrações que satisfarão aos gostos mais exóticos e excêntricos. Entre elas, porém, há algumas especiais e que valem a pena conferir. Sem demora teremos o último Gre-Nal do ano. No velho, querido e inesquecível Olímpico Monumental. Logo, a inauguração da Arena marcará o início de uma fase nova na vida tricolor porto-alegrense. Depois vem o Natal, cheio de esperanças, luzes, alegrias e emoções.
Por falar em Natal, os shoppings da Cidade, assim como as lojinhas de 1,99 e os mercadinhos de vila, já estão efusivamente coloridos e decorados, lembrando a todo mundo que a grande data se aproxima. Em todos os lugares ouve-se a canção “Noite Feliz”, e o apelo extremamente sutil: Venham todos! Comprem! Comprem! Endividem-se. Entalem-se. Comprem e comprem, mais e cada vez mais! Demonstrem o seu amor "a quem você ama"! Parcelem em até trinta e seis vezes sem juros, no cartão de crédito! Aceitamos cheques pré, vales transporte, tíquetes-restaurante, fichas telefônicas, notas promissórias, passagens do metrô, tudo sem entrada, sem avalista e sem mais nada.  Não esqueçam que estamos no Natal e Jesus merece!... Pois bem!... Consumamos! Em nome de Jesus. A que ponto chegamos!...
Logo entraremos em férias. Muitos vamos viajar. Afinal, “ninguém é de ferro”! (Gostaram desta locução inédita e incomum, da qual ninguém mais lembrava? É a minha colaboração para enriquecer nossa língua). 

Mas, como eu dizia, uns, vamos para o Nordeste – ah, as praias nordestinas!... A cervejinha gelada, o camarão e o siri, o açaí, o capeta turbinado... Já os que estão no Nordeste, e que não aguentam mais as praias nordestinas, virão para cá, matar a saudade de nós e do nosso leve, saboroso e acima de tudo saudável churrasco. Outros, aproveitaremos as milhas acumuladas para uma incursão pelos encantadores países do leste europeu, tão badalados ultimamente. Claro que em dezembro aquilo lá é uma desgraça, com neve até dentro das lareiras e um frio miserável que só sé consegue encarar na base de muita vodka. Mas e as fotos para o facebook, não valem a aventura? Afinal, Bariloche já é coisa pra pobre. 
Mas como os projetos não são os mesmos para todos, há os que preferem ir para o campo, ouvir os passarinhos, tomar banho de rio, caçar borboletas, apreciar as libélulas...  Uma boa opção também é subir a Serra, ou curtir o nosso magnífico litoral. Estou me referindo ao Quintão, naturalmente. E, em penúltimo caso, ficar em casa, mesmo, assando uma linguicinha, limpando as gavetas, podando as roseiras, limpando o pátio ou fazendo aquele puxadinho nos fundos, pra aproveitar o décimo-terceiro. Quanto ao último caso... bem, deixemos pra lá. O fato é que as possibilidades são inúmeras e sempre haverá uma que corresponda ao nosso anseio momentâneo.  
Para terminar, permito-me dar-lhes uma sugestão. Tenho certeza de que esta será o melhor de todos os programas do pacote apresentado: o nosso 9º Encontro e Almoço de Confraternização da Família, que acontecerá no dia 9. Com certeza teremos agradáveis surpresas, principalmente com as presenças inéditas, já confirmadas, que proporcionarão alegrias inesquecíveis a todos os que dele participarem. Este, eu garanto, vai satisfazer plenamente a todo mundo. O que acham? Espero vocês lá.
Que todos tenhamos um feliz mês de dezembro.
Vando
P. S. - Como de hábito, a lista dos aniversariantes do mês, das comemorações de bodas e o registro de efemérides da Família, estão na página “Nossas datas deste mês”, encontrável no menu, aí em cima. E as atualizações periódicas que recebemos de My-Heritage, estão sempre disponíveis no módulo “MY-HERITAGE / BODAS E ANIVERSÁRIOS”, sobre “Álbum de Fotos / Memorial da Família”. É só clicar e correr para o abraço.  
* * *  
Ilustração: “Trekking”. Foto do site “CARAVANA DA AVENTURA / OLHO NA TRILHA

Nenhum comentário: