A FAMÍLIA

"É preciso fazer realmente todo o esforço possível, para que a família seja reconhecida como sociedade primordial e, em certo sentido, soberana. A sua soberania é indispensável para o bem da sociedade. Uma nação verdadeiramente soberana e espiritualmente forte é sempre composta por famílias fortes, cientes da sua vocação e da sua missão na história. A família está no centro de todos estes problemas e tarefas: relegá-la para um papel subalterno e secundário, excluindo-a da posição que lhe compete na sociedade, significa causar um grave dano ao autêntico crescimento do corpo social inteiro". (João Paulo II em “Carta às Famílias” / 2 de fevereiro de 1994)

22 dezembro 2012

Outra vez é Natal


Hoje eu queria publicar uma mensagem de Natal muito bonita, dedicada a cada um de vocês. Faz dias que venho pensando nela. Rabisquei um monte de linhas, mas nenhuma me satisfez. Saíram ocas. Repetitivas. Sem a menor criatividade ou graça.

Fiquei frustrado. Dezembro, geralmente, é o mês que marca o limite de minha inspiração como cronista amador e eterno principiante. Intimamente guardo milhões de idéias e sentimentos para serem expressos, mas meu vocabulário é pobre demais para exprimi-los. As frases utilizadas à exaustão são lugares-comuns que, como panaceias sem datas de validade, se aplicam a todas as situações, camuflando a nossa incapacidade de sermos autênticos. Assim, faço o possível para não me utilizar delas, embora nem sempre o consiga.

Felizmente, vez por outra, sou salvo na última hora pelo sopro de algum Anjo Malaquias que meu guru, Mario Quintana, me disponibiliza nas horas de aperto. Então, recorro aos meus alfarrábios. Reviro minhas gavetas e busco em meus CDs antigos, arquivos de coisas que escrevi em tempos imemoriais. É óbvio que nem sempre encontro. Em compensação, outras fontes inesperadas parecem, de repente, descerem do céu. Foi o que me aconteceu ainda desta vez.

Pessoalmente, ou pelo Facebook, já comentei com vocês que ainda estou curtindo o nosso 9º Encontro da Família. Não consegui aterrissar. Continuo viajando nele e já com o pensamento voltado para o 10º Encontro. Pois foi isto que me proporcionou a solução do dilema que eu estava enfrentando.

Quem costuma guardar os famosos “livrinhos” de lembrança, - e imagino que todos guardam com carinho, pois com carinho eles são feitos  – poderá conferir o que publiquei na segunda página por ocasião do Segundo Encontro, de 4 de dezembro de 2005. Foi a nossa mensagem de Natal que agora redescobri.  

Redigi essa mensagem há muito tempo, nem lembro quando. Ao transcrevê-la naquele livrinho, ela já havia tomado sua forma definitiva, pois a refiz diversas vezes.

Gosto dela. Por isto, penso que relembrá-la aqui no nosso blog da Família, será o presente de Natal que eu queria lhes dar. Espero que aceitem e a recebam com a mesma ternura que eu vejo nela.

* * *

  

 O MENINO NASCEU DE NOVO 

O Menino nasceu de novo. Como vem fazendo a mais de dois mil anos. Como faz todos os dias, todas as horas, nas mentes e nos corações daqueles que têm olhos de ver e ouvidos de ouvir. 

O Menino nasceu de novo. Para nos ensinar a amar. Para nos contar que Deus é nosso Pai. Para nos mostrar que o Caminho é o Perdão, que a Verdade é o Amor, que a Vida é a Eternidade. 

O Menino nasceu de novo. Veio batendo de mansinho à nossa porta. Com humildade vem nos pedir para entrar, para compartilhar conosco as nossas angústias, os nossos anseios, as nossas alegrias e os nossos ideais. Para nos confidenciar em segredo, quase num sussurro ao nosso coração, que escolheu ser nosso Irmão porque nos ama. Infinitamente. Apaixonadamente!

O Menino nasceu de novo!

Por isto, queremos, do mais profundo de nosso ser, que este Natal seja uma nova oportunidade de recomeço. Um novo renascer da Esperança e da Fé – no Menino, no Pai, nos outros e em nós mesmos. E que o Ano Novo que logo ali vai alvorecer, continue a ser todos os dias, para nós e para a Humanidade em todos os lugares, um Feliz Natal.

Feliz Natal! Feliz Natal! Feliz Natal!...

Vando

* * *

Ilustração / Do site “IMAGENS DA BÍBLIA

Nenhum comentário: