A FAMÍLIA

"É preciso fazer realmente todo o esforço possível, para que a família seja reconhecida como sociedade primordial e, em certo sentido, soberana. A sua soberania é indispensável para o bem da sociedade. Uma nação verdadeiramente soberana e espiritualmente forte é sempre composta por famílias fortes, cientes da sua vocação e da sua missão na história. A família está no centro de todos estes problemas e tarefas: relegá-la para um papel subalterno e secundário, excluindo-a da posição que lhe compete na sociedade, significa causar um grave dano ao autêntico crescimento do corpo social inteiro". (João Paulo II em “Carta às Famílias” / 2 de fevereiro de 1994)

29 julho 2015

Rabiscos



RESGATANDO GARATUJAS - 2

– VI – 

    Oh, minha Porto Alegre! Como gosto das tuas ruas, avenidas, becos, vielas. Gosto de perambular pelas tuas praças, teatros, museus, igrejas. Sempre que posso, freqüento os teus restaurantes – de preferência aqueles “velhos”, antigos, tradicionais, cheios de história e nostalgia. Mas – só pra ti, que ninguém nos ouça: o que adoro, mesmo, são os teus sebos – essas livrarias meio escondidas, quase penumbra, onde posso garimpar livros saudosos que além de poderem ser lidos, nos oferecem a oportunidade de sentir o cheiro da passado...  

– VII – 

    Lembranças. Relembranças. Imagens antepassadas e etéreas revolvendo as cinzas dos anos mortos. Resíduos de infância longínqua, como os soldadinhos de chumbo que subitamente despertam do sono merecido após o arremedo de tantas batalhas heroicas, das quais sempre saíram ilesos e de seus dias de gala a desfilarem garbosos por alamedas ilusórias. 

– VIII – 

    Do fundo mais recôndito do meu baú, afloram, vez por outra, fragmentos que estavam dispersos, formando mosaicos de vida. Assemelham-se a pedaços de lápis coloridos misturados numa desordem lastimosa, nem sombra dos mesmos que antigamente desenhavam sapos, lagartas e pandorgas, nuvens e jardins ou tentavam, com rabiscos e garatujas – caracteres toscos e feiosos, mas impregnados de ternura – narrar os sonhos e os ideais acalentados. 

– IX – 

    A história sofreu uma ruptura tão instantânea, que numa fração de segundo deixou de fazer parte da vida que nunca teve início, por não situar-se no tempo. E que, não tendo meio, nem continuidade, também não teve fim. Ficou suspensa, atemporal, em algum lugar de nossas origens, à espera do dia em que reviva envolta por tênue luminosidade, ressurgindo das brumas onde, pela quase eternidade, esteve sepultada.

– X – 

    Estas livrarias modernas dentro dos shoppings são uma atração irresistível de nossos tempos. Às vezes passo algumas horas dentro delas, encantado com a quantidade de CDs, DVDs e outras mídias oferecidas em suas prateleiras. Sempre há uma musiquinha da melhor qualidade afagando os nossos ouvidos, enquanto se saboreia, confortavelmente sentados em aprazível recanto, um delicioso café com empadinhas feitas na hora de serem consumidas. Uma delícia! Mas o que mais me surpreende quando estou lá dentro, é o fato de se poder comprar de tudo. Até livros! – vocês acreditam?!... 

Vando 

* * * 


Foto minha. Por do sol no Guaíba. Data: 28 Fev 2015 

Nenhum comentário: