A FAMÍLIA

"É preciso fazer realmente todo o esforço possível, para que a família seja reconhecida como sociedade primordial e, em certo sentido, soberana. A sua soberania é indispensável para o bem da sociedade. Uma nação verdadeiramente soberana e espiritualmente forte é sempre composta por famílias fortes, cientes da sua vocação e da sua missão na história. A família está no centro de todos estes problemas e tarefas: relegá-la para um papel subalterno e secundário, excluindo-a da posição que lhe compete na sociedade, significa causar um grave dano ao autêntico crescimento do corpo social inteiro". (João Paulo II em “Carta às Famílias” / 2 de fevereiro de 1994)

31 outubro 2011

A Família

Ioannes Paulus PP. II - Karol Wojtyla
(16.X.1978 - 2.IV.2005)
ALGUNS PENSAMENTOS DE JOÃO PAULO II SOBRE A FAMÍLIA 


1 - A família está chamada a ser templo, ou seja, casa de oração: uma oração simples, cheia de esforço e de ternura. Uma oração que se faz vida, para que toda a vida se transforme em oração.   

2 - Em uma  família que reza não faltará nunca a consciência da própria vocação fundamental: a de ser um grande caminho de comunhão. 

3 - A família é para os fiéis uma experiência de caminho, uma aventura cheia de surpresas, mas aberta principalmente à grande surpresa de Deus, que vem sempre de modo novo em nossa vida.  

4 - O homem é essencialmente um ser social; com maior razão,  pode-se dizer que é um ser "familiar". 

5 - O futuro depende, em grande parte, da família. "...ela porta consigo o futuro da sociedade; seu papel especialíssimo é o de contribuir eficazmente para um futuro de paz.  

6 - Que toda família do mundo possa repetir com verdade o que afirma o salmista: "Vede como é doce, como é agradável conviver os irmãos reunidos." (Sl 133, 1).  

7 - O matrimônio e a família cristã edificam a Igreja. Os filhos são fruto precioso do matrimônio. (Familiaris Consortio 14, 16)  

8 -  A acolhida, o amor, a estima, o serviço múltiplo e unitário - material, afetivo, educativo, espiritual - a cada criança vinda a este mundo, deveria constituir sempre uma nota distintiva e irrenunciável dos cristãos, especialmente das famílias cristãs; assim as crianças, ao mesmo tempo em que crescem "em sabedoria, em estatura e em graça perante Deus e perante os homens", serão uma preciosa ajuda para a edificação da comunidade familiar para a santificação dos pais.” (Familiaris Consortio, 1981)  

9 - A família é "base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem pela primeira vez os valores que os guiarão durante toda a vida."  

* * *  

O nosso querido "Papa Peregrino" via e considerava, deste modo, a Família. E nós, o que dizemos sobre a Família? O que ela significa para nós? Reflitamos. 

Vando

Nenhum comentário: