A FAMÍLIA

"É preciso fazer realmente todo o esforço possível, para que a família seja reconhecida como sociedade primordial e, em certo sentido, soberana. A sua soberania é indispensável para o bem da sociedade. Uma nação verdadeiramente soberana e espiritualmente forte é sempre composta por famílias fortes, cientes da sua vocação e da sua missão na história. A família está no centro de todos estes problemas e tarefas: relegá-la para um papel subalterno e secundário, excluindo-a da posição que lhe compete na sociedade, significa causar um grave dano ao autêntico crescimento do corpo social inteiro". (João Paulo II em “Carta às Famílias” / 2 de fevereiro de 1994)

30 outubro 2012

Nós no mundo



ALGUNS DADOS ESTATÍSTICOS

Fazia tempo que eu não realizava um levantamento com a finalidade de verificar como o nosso blog da Família tem sido acessado. Hoje, resolvi dedicar alguns minutos a esta tarefa e, confesso, até me surpreendi – positivamente – com o que constatei.
Antes de apresentar os dados, preciso salientar que este controle é feito através de dois instrumentos. O primeiro, que julgo o mais confiável, é a ferramenta de estatística que faz parte das próprias configurações do BLOGSPOT.
Todos sabem que anteriormente estávamos hospedados no LiveSpace e tivemos que mudar, tendo em vista que aquele provedor deixou de existir. Por isto, migramos para o Blogspot, onde iniciamos a nova fase de “Nós Aqui”, partindo “do zero”. Lamentavelmente não guardei o número de acessos havidos entre 2005 até o encerramento de LiveSpace.
A data em que comecei (pela segunda vez) a construção e a edição do blog, foi 2 de outubro de 2010. Assim, é a partir desse dia que a ferramenta de estatística passou a computar os acessos. Uma nota importante: os meus acessos para publicação e edição das matérias, bem como todos os demais acessos que faço a partir de meu computador, não são computados. O Blogspot está configurado para não registrá-los. Este recurso é extremamente valioso, pois fornece uma contagem real dos acessos de visitantes.
Segundo o Blogspot, desde aquele dia – 2 de outubro de 2010 – o blog já foi visitado 9682 vezes, correspondendo a 8018 acessos do Brasil e o restante de outros países. (*)
Os dez países que mais acessaram o blog até o dia de hoje, são: Brasil (8018), Estados Unidos (387), Rússia (241), Alemanha (223), Portugal (122), Holanda (111), Ucrânia (106), Romênia (82), Letônia (55) e França (49).
Menos de um ano depois de reiniciada a publicação de “Nós Aqui", no Blogspot, encontrei este site – RevOlver Mapas – que, entre outras ferramentas, disponibiliza um belo contador de visitas, como vocês podem conferir nos módulos à esquerda. Resolvi utilizar-me dele, tanto para “incrementar” o blog, como, principalmente, para poder contar com mais recursos a fim de avaliar a aceitação de “Nós Aqui”, e instalei-o no dia 31 de julho de 2011. E hoje, para não tornar muito extensa a pesquisa e a publicação dos dados, preferi computar, de RevOlver Maps, apenas os acessos feitos neste mês de OUTUBRO/2012, desprezando os registros de todos os outros meses e períodos anteriores. Eis o que encontrei:
- Localidades de onde os acessos se originaram neste mês de OUTUBRO (sem computar os números):
PORTUGAL (Lisboa e Porto); EUA (California / Mountain View, Beverly Hills; Washington / Redmond); FRANÇA (Languedoc-Roussilon / Perpignan); REPÚBLICA TCHECA; BÉLGICA (Bruxelas); POLÔNIA (Wroclaw); AUSTRÁLIA (New South Wales / Sidney); CINGAPURA; FINLÂNDIA (Helsinki); EQUADOR (Azuay / Cuenca).
BRASIL / ACRE (Cruzeiro do Sul); ALAGOAS (Maceió); AMAZONAS (Manaus); CEARÁ (Fortaleza, Ubajara);  DISTRITO FEDERAL (Brasília, Ceilândia, Sobradinho); ESPÍRITO SANTOS (Vila Velha, Linhares); GOIÁS (Goiânia, Senador Canedo);  MARANHÃO (Vitória do Mearim); MATO GROSSO (Mutum); MINAS GERAIS (Belo Horizonte, Juiz de Fora, Ribeirão das Neves, Areado, Itambacuri, São Francisco de Paula, Brasília, Alvinópolis); PARÁ (Belém); PARAÍBA (Patos, Solânea); PARANÁ (Curitiba, Foz do Iguaçu, Corbélia, Ponta Grossa, Terra Rica, Cornélio Procópio, Cianorte); PERNAMBUCO (Recife, Panelas);  PIAUÍ (Teresina, Paulistana); RIO DE JANEIRO (Rio de Janeiro, São Gonçalo, Volta Redonda, Rio Bonito, Itaperuna); RIO GRANDE DO NORTE (Natal); RIO GRANDE DO SUL (Porto Alegre, Santa Maria, Sapiranga, Gravataí, Santiago, Viamão, Charqueadas, Campo Novo, Capão da Canoa). SANTA CATARINA (Blumenau, Caçador, Palhoça, Rio do Sul, Imbituba, Nova Xavantina); SÃO PAULO (São Paulo, Santo André, Ribeirão Preto, Santos, Sorocaba, Franca, Bauru, Guaratinguetá, Indaiatuba, Araçatuba, Lençóis Paulista, Mogi das Cruzes, Monte Alto, José Bonifácio, Boituva, Votuporanga, Cachoeira Paulista, Birigui, Jaú, Socorro) e SERGIPE (Aracaju, Lagarto).  
* * *
O TOTAL de acessos, desde 31 Jul 2011 é este: 6058 –Total do BRASIL: 5393 – Número total de países que nos acessaram (incluindo o Brasil): 54.
Percentualmente, os Estados Brasileiros que mais nos acessam são RS (33,6%), SP (17,45%), MG (7,95%), RJ (6,50%) e PR (4,84%); No Rio Grande do Sul a percentagem mais alta corresponde a Porto Alegre (82,57%), seguida por Santa Maria (5,94%) e Rio Grande (1,29%). Da maioria das Cidades do Estado recebemos visitas, embora, muitas delas, com percentuais reduzidos.
Dos acessos feitos do Exterior, 5,69% corresponde a Portugal e 2,54% aos Estados Unidos da América. Os demais 53 Países que nos acessam regulamente, variam entre 0,23 e 0,03%. São eles: França, Itália, Alemanha, Cabo Verde, Canadá, República Tcheca, Japão, Bélgica, Espanha, Suíça, Angola, Noruega, Polônia, Reino Unido, Holanda, Colômbia, Paraguai, Armênia, Austrália, Moçambique, Vietnam do Sul, Taiwan, Cingapura, Finlândia, Israel, Áustria, Timor-Leste, Ilhas Reunião, Macedônia, São Tomé e Príncipe, República Dominicana, Sérvia, Índia, Suécia, Ucrânia, Grécia, Peru, México, Suriname, Eslováquia, Rússia, Haiti, Bolívia, Venezuela, Filipinas, Tanzânia, Costa Rica, Dinamarca, Argentina, Malásia e Equador.
Com estes dados penso ter demonstrado que o nosso blog é acessado – e muito bem acessado! – não só por nós, mas por milhares de outras pessoas pelo mundo todo que nos visitam, seja por gostar do Blog – e de nós, por que não? – ou por simples curiosidade, não importa.
O que é importante é que “NÓS AQUI” tem se tornado uma verdadeira sala de visitas de nossa Família e que, cientes disto, precisamos, cada vez mais, cuidar dele. Conservá-lo bonito, agradável, sério e responsável, será sempre de bom tom, para que nossos hóspedes sintam-se bem, nele.
Uma maior participação de todos nós, através de matérias interessantes, ajudaria muito neste sentido. Assim, o blog continua aberto a quem queira compartilhar suas histórias, experiências ou um simples pensamento, uma poesia, um depoimento, uma crônica e tudo mais que possa ser útil e publicável.
Alguém se habilita?
Vando
* * *
(*) O contador, ao lado, certamente está registrando números diferentes (maiores) do que os citados acima. E natural que isto ocorra, de vez que enquanto eu redijo esta matéria e finalizo sua publicação, novos acessos já devem ter sido feitos.

Nenhum comentário: